Sobre o Cacau Ativado da Floresta Nosso Cacau Ativado da Floresta tem como protagonista o Cacau Criollo, variedade nativa da região amazônica, cultivado pelos índios astecas e maias. O cacau criollo tem sabor suave e mais acentuado, com aromas de nozes e caramelo. Um sabor complexo devido às suas sementes que sobrepõem suas características quando comparadas às outras variedades de cacau.
Além disso, o Cacau Ativado da Floresta tem seus compostos bioativos preservados por ser minimamente processado em temperatura inferior a 42ºC. O cacau constitui uma rica fonte de fibras, lipídios, proteínas, carboidratos e micronutrientes essenciais como minerais cálcio, fósforo, potássio, magnésio, zinco, vitamina A, B e E. O cacau também contém quantidades de metilxantinas (teobromina e cafeína) e compostos fenólicos denominados flavonóides, que são potentes antioxidantes e preventivos de doenças cardiovasculares e auxiliam no funcionamento cerebral.
Para realçar a qualidade superior do cacau Criollo, selecionamos cuidadosamente três especiarias da floresta bem apreciadas, ricas em fitonutrientes, que acrescentam ao Cacau Ativado da Floresta um sabor único e um toque de saúde e sabedoria da floresta:
- Cumaru, semente conhecida como a “baunilha da Amazônia”, com sabor doce, rica em flavonóides e utilizada para tratamento de diversas doenças respiratórias e intestinais pelo povos originários;
- Puxuri, uma semente arredondada que lembra a noz moscada rica em compostos fenólicos e bastante utilizada na medicina popular no tratamento de doenças estomacais e como “calmante” para tratar insônia, nervosismo e irritabilidade;
- Toque sútil de Pimenta Assîsî, especiaria com cultivo e produção bastante difundidos por mulheres mais velhas e sábias das terras indígenas Nhamunda Mapuera e Trombetas Mapuera às margens do rio Amazonas. Símbolo da expressão da relação íntima da cultura indígena Waiwai com o solo, a pimenta é amplamente utilizada em temperos de caças e alimentos agrícolas pela população local.
Procedência e Rastreabilidade Fruto de agricultura regenerativa, extrativismo sustentável e comércio ético, nosso cacau e especiarias amazônicas já nascem capturando carbono, apoiando pequenos produtores e extrativistas sustentáveis, curando o solo e ajudando a manter a floresta em pé!
Sugestão de uso Para uma experiência sensorial com a magia da floresta, adicione 1 1/2 colher de sopa à 250ml de leite vegetal quente ou frio, mexendo bem! Adoce a gosto. Vai super bem na preparação de mingau, shakes, bolos e sobremesas diversas. Com água e limão, faz um ótimo shot matinal!
Importante Ervas, raízes e sementes, mesmo sendo partes inteiras de plantas conhecidas e utilizadas popularmente, devem ser usadas com moderação, cuidado e informação.